domingo, 27 de outubro de 2013

Prémios AmadoraCartoon 2013 - Em exposição nos Recreios da Amadora - Integrada no AmadoraBD

ALESSANDRO GATTO

Allessandro Gatto é um artista italiano multifacetado, natural de Castelfranco, Veneto (1957), que aborda na sua criatividade, não apenas a pintura, como o design gráfico, a ilustração e o humor gráfico. “Freelancer” por opção de vida, já que a liberdade criativa é o seu lema, tem trabalhado no campo do design para múltiplas empresas privadas e públicas de Itália e resto do mundo (EUA, Canadá, México, Argentina, Inglaterra, Alemanha, Grécia, Argélia…). Uma internacionalização que abarca também as suas outras atividades plásticas. Como ilustrador, ou humorista, esta liberdade que igualmente domina, ao não se render apenas a um meio, a um periódico, espalhando a sua criatividade por diversos jornais, revistas e sites de todo o mundo.
illusione

É nesta característica universalista que o seu humor se impõe, destacando-o como um dos artistas mais premiados nos Salões Internacionais de Humor (onde agora também, por vezes, passa para o outro lado da linha, sendo júri), com cerca de uma centena de galardões conquistados em certames do Azerbeijão, Bélgica, Canadá, China, Chipre, Colômbia, Espanha, India, Irão, Itália, Luxemburgo, Montenegro, Portugal, Polónia, Rep. Checa, Roménia, Síria, Turquia e Ucrânia.
ritorno a casa

Para além da força filosófica do seu pensamento crítico-humorístico em que, prescindindo da palavra nos surpreende constantemente com a sua imagética cenográfica, onde o surrealismo paródico tem um papel importante, há a destacar o piso pictórico na sua obra. A plasticidade da sua pincelada expressionista, numa paleta de cores fortes, faz com que a cenografia se imponha como a estrutura básica da sua comunicação humorística. Cenógrafo do quotidiano, pela irreverência na leitura da vida, não é um artista do cómico, do gag, antes da ironia, do humor introspectivo. Gatto, com as suas unhas do pensamento irónico, arranha o brilho do politicamente correto, mostrando-nos que há mais mundos para além do mundo e que  pode haver mais leituras para além das aparências.
stanza blu

Pela sua carreira, pela sua riqueza plástico-cenográfica, pela sua intervenção filosófica na narrativa gráfica, o 24º FIBDA outorga-lhe o Prémio AmadoraCartoon / 2013.

O.M.S.

Sem comentários:

Enviar um comentário