domingo, 25 de novembro de 2012

12º Salão Internacional de Humor de Caratinga Por Francisco Puñal Suárez


Con un jubiloso desfile, fundamentalmente de niños y jóvenes, la población de Caratinga celebra el 80 cumpleaños del genial artista brasileño Ziraldo, pintor, caricaturista, escritor y dramaturgo que ha creado un universo infantil, con numerosos personajes,  admirados y queridos en toda América Latina.

La celebración del 12 Salão Internacional de Humor de Caratinga, con la dirección del caricaturista Edra,  es el marco ideal para estos insignes festejos, donde además la muestra de dibujos está dedicada a la figura de este brillante autor que ha estado presente y  se ha emocionado con este homenaje.
Por Amorim

El caricaturista Dalcio Machado es el gran vencedor de este concurso, mientras que diez autores han recibido mención de honor: Bruno, Turcios, Seri, Amorim, Bertoni, Alan Souto Maior, JBosco, Ferreth, Fernandes, y Santiagu (Portugal).
Por Bruno SH

Por Ferreth

Honrar, honra, y para los que amamos el arte de la caricatura, el Salón de Humor de Caratinga, con este merecido homenaje a Ziraldo, se convierte en un símbolo de la grandeza humana y la fuerza del humor gráfico.
Por J. Bosco

Por Santiagu (Portugal)

El caricaturista, diseñador gráfico, productor cultural, editor y realizador del Salón Internacional de Humor de Caratinga, Elcio Danilo Russo, más conocido por Edra, contesta a nuestras preguntas, con el siguiente texto,  sobre el significado de este evento:

Por Seri

“ZIRALDO: AO MESTRE COM CARINHO”

 Caratinga está sediando pela décima segunda vez o Salão Internacional de Humor. Cartunistas do Brasil e do exterior participam do evento que teve sua abertura no dia 27 de outubro es seguirá em cartaz até 30 de novembro de 2012, na Casa Ziraldo de Cultura.
Em edição especial à comemoração dos 80 anos do cartunista e escritor caratinguense Ziraldo Alves Pinto  ( 24/10/1932), o Salão de Humor deste ano têm como  tema “ZIRALDO - AO MESTRE COM CARINHO”.     
Por Turcios

 O Salão de Humor de Caratinga é o principal e com maior longevidade do estado de Minas Gerais se posicionando entre os cinco melhores e mais conceituados do país. Uma das mais importantes manifestações culturais da região do leste mineiro, com entrada franca e que atraí público de toda faixa etária e níveis sociais.
 Nosso homenageado - Ziraldo é o nosso humorista, cartunista e personalidade maior. Fez parte do Pasquim que é o marco do humor brasileiro. Criou personagens como o Mineirinho Comiquieto, Jeremias, The Supermãe, Turma do Pererê e Menino Maluquinho que mostraram o valor do humor e dos quadrinhos em nossa cultura.
Vamos caprichar e fazer dessa a melhor homenagem ao também escritor, ícone da nossa literatura, o mineiro Ziraldo Alves Pinto.
Por Dalcio Machado (1º Prémio)

Para isso o cartunista e produtor cultural Edra, que vem organizando o Salão Internacional de Humor de Caratinga nos últimos 12 anos, fez uma convocação geral e reuniu caricaturas, charges e cartuns de consagrados artistas mesclando talentos de várias gerações, para esta justa homenagem que terá formato itinerante se apresentando em diversas cidades e estados brasileiros, a partir de Caratinga/MG, sua terra natal, que promoveu uma grande festa para o filho ilustre.
 Na abertura, do dia 27 de outubro, contou com a presença de Ziraldo, seu irmão Zélio e demais familiares, a Turma do Pererê, Agnaldo Timóteo entre outros amigos , e os lançamentos de cinco livros:
- Ziraldo – Maluquices do Maluquinho / Marilene Godinho
- Não só na lembrança / Maria do Carmo Arreguy Corrêa
- Em família e outras histórias / Cátia Pereira Simões Sena
- O rio da flor da mata / Antônio Soares Castor
- Pode ser a gota d’água /Edra
 - Edição e lançamento do DVD: "Ziraldo, profissão cartunista" de Marta Furtado
 - Na programação ainda consta a exposição paralela no Casarão das Artes: “Edra, 10 anos de charges para o Diário de Caratinga”.
 Salão de Humor de Caratinga - http://www.salaodehumordecaratinga.blogspot.com.br/

Sem comentários:

Enviar um comentário