quarta-feira, 14 de maio de 2014

Fata Morgana - Uma muragem Bordaliana de Andreia Tocha no Museu Bordalo Pinheiro a partir de 18 de Maio

FATA MORGANA
UMA MIRAGEM BORDALIANA DE ANDREIA TOCHA 


Inauguração
17 de maio, pelas 21h00

Galeria do Museu Bordalo Pinheiro
Campo Grande, 382 - Lisboa
Exposição patente de 18 de maio
a 20 de julho de 2014

Horário
Terça-feira a Domingo, das 10h às 18h
Encerra Segunda-Feira e Feriados
            Entrada Gratuita

Esta Exposição mostra o mais recente trabalho da artista Andreia Tocha, partindo do universo da cerâmica bordaliana, usando desperdícios de produção industrial (Fábrica Faianças Artísticas Bordallo Pinheiro), que reutiliza proporcionando uma nova narrativa sobre a cerâmica naturalística caldense. Trata-se de um painel com uma leitura caleidoscópica, multiplicada nas caixas de “ninhos ópticos”.

Outra lente usou o artista Rafael Bordalo Pinheiro na sua obra cerâmica e gráfica: o monóculo! Através dele observou até ao pormenor, aumentando aspectos da figura até à caricatura, em desenho e no barro.

Tocha e Bordalo partilham este gozo pessoal de sala de espelhos ou lentes que alteram o real, provocando o outro. Se, em Bordalo, os seus animais (e os vegetais) não escaparam à antropomorfização, colocando-os em atitudes do quotidiano humano, em Tocha vemos os animais ao espelho, “em casa alheia”, insinuando personalidades.

Nós, ao invadirmos o seu jogo privado, vamos entrando neste desafio do riso íntimo.

……………………………………………………………………………………………….………….…………………

Andreia Tocha (1977), vive e trabalha em Lisboa.
Estudou design industrial e concluiu a sua licenciatura no ano de 2003. Chamada de “untitled artist”, pelas suas múltiplas facetas, tem vindo a explorar a luz e os seus efeitos no seu trabalho. Um dos primeiros e mais marcantes temas que desenvolveu foi objetos de luz, os quais assentam no conceito “das coisas nascem coisas”, apresentados na exposição de design “Elogio da Sombra” (Lisboa, 2011). Continuou a desenvolver os seus projectos em instalações, como “Precisão Arbitrária” (Galeria Megarim-adn, Lisboa, 2012) e “Os Abanicos” (Centro de Artes de Sines, 2013); ou em “Super Súber”, design de mobiliário em cortiça (no âmbito da Experimenta Design, na Galeria Bessa Pereira, Lisboa 2013). Tem participado em diversas exposições colectivas em Portugal e Espanha.


Galeria do Museu Bordalo Pinheiro - Campo Grande, 382 - Tel. 21 817 06 71

Para mais informações e imagens - Isabel Aguilar - Tel. 21 817 06 62 - Email: isabel.aguilar@cm-lisboa.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário