terça-feira, 21 de maio de 2013

Livros sobre Humor e Caricatura de Osvaldo Macedo de Sousa - X - Salão Nacional de Caricatura - Porto de Mós 1988

Para terminar a actividade editorial de 1988 apresento o meu décimo livro, ou seja o meu terceiro catálogo. Devido aos problemas económicos com a Câmara de Vila Real, tive de procurar novo parceiro para a continuidade do projecto do salão nacional de Caricatura como entidade outorgadora dos Prémios Nacionais de Humor Gráfico de Imprensa. Graça ao apoio do cartoonista António Maia consegui a adesão da Câmara Municipal de Porto de Mós. 
O troféu, desenhado com a cumplicidade de Maia era duas Mós, cortadas de forma a serem C de Caricatura. Duas pedras coladas que formavam um lindo troféu em pedra local.
Como a ambição era imensa, criamos para além do Salão de Humor de Imprensa, um salão de Humor livre para todos os artistas que não publicavam na imprensa, assim como um espaço internacional, que desta vez foi ocupado pelo francês Siné (Maurice Sinet), que se deslocou a Porto de Mós, visitou Fátima (tendo ficado escandalizado com os sacrifícios dos penitentes), Caldas da Rainha (ficou chocado com a "pornografia" das Caldas)...

Sem comentários:

Enviar um comentário