quarta-feira, 11 de setembro de 2019

NA LOUSÃ: 15ª FESTA DA CARICATURA, 5ª INTERNACIONAL começa dia 14 de Setembro



A Festa da Caricatura da Lousã, que se realiza há três décadas e tem contado sempre com grande adesão do público, desta vez é integrada no programa de celebração dos 40 anos da Cooperativa Trevim, editora do quinzenário do mesmo nome. Uma organização Trervim. Coordenador Geral: Zé Oliveira. Coordenação de Exposições e actividades: Osvaldo Macedo de Sousa

Exposição 1
O programa, que arranca a 14 de Setembro, vai até 11 de Novembro e aposta na descentralização de actividades dentro do concelho. Assim, no próximo sábado dia 14, pelas 15:30, inaugura na própria sede da cooperativa, na Rua dos Combatentes nº 3, a primeira de sete exposições satíricas, intitulada “Trevim no Espelho do Humor”. É uma retrospectiva temática de cartoons de Zé Oliveira publicados no jornal Trevim, tendo sido seleccionados aqueles cujo enredo é protagonizado pelo próprio periódico e sua editora.  O mais antigo desenho exposto foi publicado há 34 anos. Visitável até 4 de Outubro, no horário de expediente.

Exposição 2
FESTA DO HUMOR EM FOZ DE AROUCE, COM EXPOSIÇÃO E CONVERSA
A primeira atitude de descentralização ocorre nesse mesmo dia 14, às 18:00, com a inauguração da exposição “Fhotochistesis”  - Fotografia Humorística, no Momo – Museu do Circo, instalado na antiga escola de Foz de Arouce. É um conjunto de trabalhos de Pepe Pelayo, um engenheiro cubano que trocou a sua formação técnica pelo desempenho humorístico em diversas vertentes, tendo também trocado a sua ilha pelo Chile, onde reside. Além de criativo no âmbito satírico, tem assinalável bibliografia no domínio da filosofia do Humor, cujo tema também pesquisa e estuda.
Este conjunto de imagens fotográficas inusitadas que Pepe Pelayo nos exibe, é o ponto de partida para uma tertúlia, aberta ao público, em torno do tema “Sorrindo com os Palhaços”. Além de Pepe Pelayo, que estará pessoalmente, também participarão do historiador da Caricatura Osvaldo de Sousa,  os Marimbondo enquanto anfitriões do Momo, Detlef Shaft e Eva Cabral enquanto animadores cénicos. Também vão estar na sala os cartoonistas Belisário, Carlos Sêco e Zé Oliveira, sendo expectável uma boa participação de residentes em Foz de Arouce, bem como de moradores na generalidade do concelho lousanense e limítrofes. A conversa vai ser animada, até porque se prevê de palavra molhada.

Exposição 3
HUMOR BEIRÃO VAI À ESCOLA
A Festa da Caricatura prossegue no dia 20, sexta-feira, na Escola Secundária da Lousã, onde se  veio para Portugal ainda criança. Presentemente é professor na Lousã e cartoonista no Trevim, de que já foi director (e regressou recentemente à função de director adjunto).
Admirador da obra de Hergé, é no traço dele que bebe as suas maiores influências gráficas. E possui uma das maiores colecções portuguesas do universo Tintim. A sua exposição pode ser visitada até 18 de Outubro.

Exposição 4
SORRINDO COM A PAZ, COM CARICATURA E TERTÚLIA
A exposição “Sorrindo com a Paz” é um vasto conjunto de trabalhos de cartoonistas internacionais que fazem, cada um há sua maneira,  uma reflexão acerca dos eternos e lamentáveis conflitos da humanidade, sejam eles os belicismos militares, a violência doméstica ou a litigância nas escolas.
 A exposição inaugura a 28 de Setembro, sábado pelas 18h, na Biblioteca Municipal da Lousã. E encerra a 15 de Outubro. Os trabalhos expostos são reunidos em catálogo que será apresentado em data a anunciar oportunamente, que coincidirá com uma tertúlia que conta com a participação do historiador Osvaldo de Sousa, especialista em assuntos de Humor, e um psicólogo cuja confirmação se aguarda. Logo que confirmada disponibilidade, anunciaremos a data. Essa tertúlia ajudará o público presente a compreender a importância de não esquecermos os episódios terríveis da história ou as lamentáveis agressões do dia-a-dia, recordando-os – por exemplo  através da caricatura, enquanto veículo de denúncia.

Exposição 5
A NOVA GERAÇÃO DO HUMOR ESPANHOL
Kap e Malagón, dois dos humoristas de maior visibilidade na imprensa do país vizinho, exibem os seus trabalhos no Museu Álvaro Viana de Lemos. A exposição inaugura no dia 4 de Outubro, Sexta-feira, às 21:30. E oferece aos visitantes o brinde extra de um sarau musical humorístico, pela banda Rumtátá, que ocorrerá no jardim do museu. Esta exposição termina a 31 de Outubro. Os cartoonistas estarão presentes.
Kap, nascido em 1974, é cartoonista do La Vanguardia, El Mundo Desportivo, etc., tendo dezenas de livros publicados, alguns deles de investigação  no âmbito do desenho de Humor, desugnadamente publicações e autores.
Malagón, nascido em 1972, é cartoonista de El País, El Mundo, Marca, El Jueves, etc. Antes de ser cartoonista e enquanto estudante, esteve integrado em equipas de organização de salões de Caricatura na sua cidade natal, Alcalá de Henares.

 Exposição 6
EXPOSIÇÃO DE BD ‘HOMEM NA LUA’, POR ONOFRE VARELA
O cinquentenário da chegada do Homem à Lua, acontecido recentemente, é narrado numa banda desenhada de Onofre Varela, que escreveu o guião e o desenhou. As pranchas podem ser vistas numa exposição que inaugura na sede do Trevim às 15:00 de dia 5 de Outubro, um sábado. Este trabalho foi recentemente editado em livro, que será apresentado na altura. O autor estará presente para autografar as obras. A exposição encerra a 11 de Novembro.

Exposição 7
HUMOR AQUOSO EM EXPOSIÇÃO DE RUA
Ampliados para 2 metros de altura, são um conjunto de cartoons que visam sensibilizar a população para a Importância da Água. Foram desenhados pelos participantes directos na Festa da Caricatura e serão apresentados na sessão de Caricatura ao Vivo, após o que passam a ser exibidos disseminadamente junto aos fontenários da Lousã  até 11 de Outubro.
CARICATURA AO VIVO A 5 DE OUTUBRO
Há três décadas que a Festa da Caricatura da Lousã (este ano na sua 15ª edição – 5ª Internacional) têm nas sessões de Caricatura ao Vivo a nota máxima de adesão do público. Desta vez ocorrem duas sessões, ambas na Alameda Carlos Reis, no dia 5 de Outubro, uma a partir das 17:30 e outra às 21:30. Ambas contam com animação ambiente pela Companhia Marimbondo, para reforço da boa disposição que decorrerá da actividade de onze artistas, portugueses e estrangeiros,   a desenharem presencialmente as caricaturas de quem se ponha a jeito. São eles: os portugueses Belisário, Carlos Sêco, Luís Costa, Mário Teixeira, Onofre Varela, Pedro Ribeiro Ferreira, Santiagu e Zé Oliveira; de Espanha: Kap e Malagón; da Argentina, Omar Perez.
O catálogo das exposições, de 120 páginas, será apresentado durante a sessão da tarde de Caricatura ao Vivo.
AULAS DE HUMOR NA SECUNDÁRIA
Uma novidade da Festa da Caricatura lousanense deste ano são as aulas de 50 minutos subordinadas ao tema Humor, dadas em várias turmas da Escola Secundária. São ministradas pelos caricaturistas da Festa, que vão desvendar, para os estudantes, alguns segredos de como produzir Humor Gráfico e como coloca-lo ao serviço da sociedade.
FESTA DA CARICATURA PASSA A BIENAL
Perante o êxito que a iniciativa tem granjeado ao longo de 3 décadas, a Direcção da Cooperativa Trevim, com o patrocínio do município lousanense, passa futuramente a dar carácter bienal à Festa da Caricatura.
          Lousã, 10 de Setembro de 2019

Sem comentários:

Enviar um comentário