quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

"Colecção Boneco Rebelde” de Sérgio Luiz / Guy Manuel numa edição do Museu de Leiria /Câmara Municipal de Leiria



Se a exposição Rebeldes: Sérgio Luiz / Guy Manuel já não esta patente no Museu de Leiria não podemos de deixar de destacar a extraordinária edição "Colecção Boneco Rebelde" realizada para este evento. Todas as pranchas de BD destes dois jovens autores (desaparecidos prematuramente em 1943 acabados de sair da puberdade e que para além de autores bedéfilos são os pioneiros da animação portuguesa) foram recuperadas por José Oliveira, numa edição editorial coordenada por Vânia Carvalho e José Oliveira. São 4 álbuns: “1 - Aventuras do Boneco rebelde”; “2 – O Livro Mágico”; “3 – O Boneco torna a sair do Frasco”; “4 – A Ilha Misteriosa” e um 5 volume como roteiro da exposição, que no caso editorial contextualiza a biografia e obra destes jovens artistas leirienses. A "Colecção Boneco Rebelde" é um extraordinário trabalho e sem duvida um marco na historiografia da BD e ilustração Portuguesa..

É uma edição da Câmara Municipal de Leiria / Museu de Leiria com uma tiragem pequena por isso quem estiver interessado deve contactar rapidamente o Museu de Leiria (museudeleiria@cm-leiria.pt) para os adquirir. 5 volumes numa caixa de design magnifico.
Uma recuperação e homenagem exemplar, que raramente encontramos nas autarquias, principalmente numa época em que a cultura, as artes gráficas tem cada vez menos apoios dos políticos, dos governos locais e centrais. Sei do que falo porque já trabalhei com mais de meia centena de autarquias, com uma média de 5 a 8 autarquias diferentes em cada ano e neste momento trabalho com uma casualmente
.

Sem comentários:

Enviar um comentário