quinta-feira, 6 de abril de 2017

Exposição de fotografias de mms (Margarida Macedo de Sousa) no espaço Atmosfera M Rua Castilho 5 Lisboa até 28 de Abril

Quem quiser navegar no sonho floral, na alma da natureza através de um olhar diferente, introspectivo da natureza, pode ir a este espaço (das 10 ás 19h durante a semana e das 10h às 17h ao sábado) e ai sentir a alma da artista, a alma da mãe Gaia. Exposição a não perder

mms - IMPRESSÕES DE UM MICROCOSMOS

        Perspectivar o mundo é algo muito subjectivo, já que cada um se molda na visão que desenvolve pelos seus prismas pessoais, transformando o que parece realidade numa recriação quântica/ virtual individual ou de grupo.
        A imagem para mms (Margarida Macedo de Sousa) é o reencontro da sua alma, no prazer de captar o belo, não como estrutura codificada pelos conceitos, mas impressões do macrocosmos, pela ampliação do microcosmos do seu jardim. Procura na fotografia, um prazer que a preencha na sua criatividade estética, viajando, com a ajuda das lentes "macro", pelo mundo floral na busca de novos universos, dentro desses mundos reais que se podem recriar na perfeição das suas formas, cores e impressões visuais. O resultado dessa visão floral é estonteante na sua beleza multiforme impressionista em que a harmonia etérea dos esfumados, desfocagens, profundidades de contrastes e cores nos levam para outras concepções abstratizantes, mais estéticas que realistas, mais oníricas que físicas. mms não capta, pincela com o olhar, não regista, recria as formas e cores, não fotografa, pinta com as tecnologias fotográficas. Sem jogar com filtros ou trucagens, são fotos simples de puro prazer e beleza plástica, quais telas da natureza.
        Tímida e humilde nos seus primeiros passos fotográficos, alheando-se das questões técnicas, procura a essência da visão nas perspectivas da cor, no desfoque das luzes, no jogo das sombras e contrastes. Raiando por vezes a abstracção, procura pelo impressionismo da "macro", o belo escondido das flores do jardim, do quintal, aquele quotidiano que nem notamos na correria do dia-a--dia, reconstruindo-o em pormenores de profunda beleza visual. A simplicidade do belo é o que a atrai nas suas fotos, comunicando-nos o prazer da alma com que são executadas.

        margarida
        macedo de
        sousa, natural de Lisboa (1969) é licenciada em Tradução tendo estado toda a sua vida profissional ligada ao Teatro Nacional de São Carlos nos sectores de organização/produção, exercendo funções, neste momento, no Gabinete de Comunicação e Imagem.
        Como "gémeos" de signo que é, os seus hobbies são diversificados, divagando pelas artes artesanais onde a fotografia ganhou algum destaque nos últimos tempos, seja na captação da vida onírica dos bastidores líricos, seja no recorte da natureza e detalhes de viajante do nosso planeta.

        Esta é a terceira exposição individual da artista que se estreou em 2015 no Mês da Fotografia - ImaginArte-Almada, expondo em 2016 no Espaço "Marujo" em Espinhal - Penela integrada na XXVIII Feira do Mel do Espinhal, assim como na colectiva "ADN" no Mês da Fotografia - ImaginArte - Almada. Em 2017, para além desta exposição no Atmosfera M de Lisboa, tem agendadas para Maio no Espaço Atmosfera M - Porto, para Junho na Fábrica de Alternativas - Algés, para Setembro... novas mostras.

Sem comentários:

Enviar um comentário