quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Crónica Rua dos Combatentes - LOUSÃ, MEU HUMOR por José Oliveira (in jornal TREVIM da Lousã)

Nunca acreditei que Lisboa fosse, verdadeiramente, ‘capital’ de Portugal; antes pelo contrário. Foi por isso que, há um quarto de século, sendo necessário um título para o primeiro livro de recolha dos cartoons de ‘O Broncas’, optei por “Portugal, Capital de Lisboa”.
Felizmente, há evidentes sinais de algum esvaziamento da tutela macrocefálica, ao mesmo tempo que o ‘Portugal autêntico’ (ou devido a isso…) vai, paulatinamente, crescendo na afirmação da(s) sua(s) identidade(s) e na(s) sua(s) capacidade(s) de afirmação; ainda é em Lisboa que se cose (com ésse) e se cozinha (com zê) o Plano e Orçamento, ainda é em Lisboa, no hemiciclo de S. Bento, que os deputados vão dormir a sesta (e estou a tentar averiguar quais é que dormem mais… se os da capital, se os do Portugal autêntico…) mas vou notando que, na grande metrópole lisboeta (que engloba vários municípios envolventes da vetusta Olissipo), a tendência é para o desmantelamento de iniciativas que versem as artes da Caricatura e/ou da Banda desenhada. Porquê? (vou tentar averiguar); por serem actividades comunicacionais de grande adesão popular mas, ao mesmo tempo, caracterizadas pelo gene da irreverência? ou porque as respectivas organizações estavam a custar muito dinheiro? (e também tentarei averiguar por que é que custavam tanto). Não descarto a possibilidade de a verdadeira explicação radicar em ambas as razões. E assinalo: o ‘World Press Cartoon’ arvorou bandeira, durante bastantes anos, primeiro em Sintra e depois em Cascais; mas este ano já não se realiza. O Salão Nacional de Caricatura, cujas realizações se haviam consolidado em Oeiras, deixou de ter acolhimento naquele município e não teve continuidade. O Centro Nacional de Banda Desenhada e Imagem, do quadro municipal da Amadora, foi desmantelado; e o próprio festival de BD daquela cidade perdeu a pujança que tinha e – pior – suprimiu a sua componente de Caricatura.

Tudo se encaminha para que a Caricatura e, de um modo geral, o Humor, regressem à Lousã dentro de poucos meses. Vamos ver se para ganharem raízes, neste terreno que lhes tem sido propício.

Sem comentários:

Enviar um comentário