quarta-feira, 10 de julho de 2013

ATRAVÉS DO TRAÇO - MANUEL GUSTAVO BORDALO PINHEIRO - Visitas guiadas


Galeria do Museu Bordalo Pinheiro
Campo Grande, 382 - Lisboa
Exposição patente de 20 de Abril
a 14 de Setembro de 2013

Horário
Terça a Sábado, das 10h às 18h
Encerra ao Domingo, Segunda e Feriados
            Entrada Gratuita



A presente exposição dá a conhecer a obra gráfica do artista Manuel Gustavo Bordalo Pinheiro (1867-1920), através de uma perspetiva transversal ao seu trabalho de caricaturista, ilustrador, cartoonista e desenhador.

Filho do notável Rafael Bordalo Pinheiro viveu sob a égide de uma herança paterna forte e reconhecida, que marcou o seu empenho na continuidade e defesa da obra bordaliana.

Partindo das coleções do Museu Bordalo Pinheiro, que conta com inúmeras doações do próprio artista, são expostos desenhos originais, muitos deles inéditos, e publicações em que colaborou no período compreendido entre 1884 e 1920. Apresentam-se, em paralelo, peças de cerâmica onde se fez uso do desenho ou se reconheça uma abordagem gráfica. Estão presentes peças de coleções privadas e públicas, como do Museu Militar, Biblioteca Nacional e de outras coleções do Município de Lisboa.


A sua vida e obra enquadram-se no período de transição de finais do século XIX e inicio do XX, onde tomaram lugar profundas alterações no sistema político, económico e social português. O panorama artístico, marcado em final de Oitocentos pelo Naturalismo onde a família Bordalo Pinheiro se reconhece, apresenta uma aproximação ao movimento modernizante a partir de 1911 e, em 1912, com o 1º Salão dos Humoristas Portugueses, a cuja sociedade Manuel Gustavo Bordalo Pinheiro presidiu, como figura conciliadora entre o “velho” e o “novo” desenho humorístico português.


Galeria do Museu Bordalo Pinheiro - Campo Grande, 382 - Tel. 21 817 06 71

Para mais informações e imagens - Isabel Aguilar - Tel. 21 817 06 62 - Email: isabel.aguilar@cm-lisboa.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário