sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

II Ciclo de Conferências – Temas Olisiponenses - “Lisboa na Caricatura: pode uma cidade ser tema caricatural?” - a cargo do Dr. Osvaldo Macedo de Sousa, no próximo dia 16 de Fevereiro pelas 18h30 no GEO - Gabinete de Estudos Olisiponenses (Palácio Beau Sejour - Estrada de Benfica, 368 | 1500-100 LISBOA)

II Ciclo de Conferências – Temas Olisiponenses  - “Lisboa na Caricatura: pode uma cidade ser tema caricatural?” - a cargo do Dr. Osvaldo Macedo de Sousa, no próximo dia 16 de Fevereiro pelas 18h30 no GEO - Gabinete de Estudos Olisiponenses (Palácio Beau Sejour - Estrada de Benfica, 368  | 1500-100 LISBOA)
A sátira gráfica, por recair essencialmente no retrato da política, normalmente é cenógrafa em interiores, já que a política verdadeira não se faz na rua, mas nos bastidores do poder. Por essa razão a cidade nem sempre aparece como cenário gráfico da crítica jornalística. Por outro lado, ao não se identificar totalmente um cenário, esquecemos que as cidades estão lá, e na caricatura de imprensa portuguesa, Lisboa encontra-se retratada em suas múltiplas vestes, ou seja a arquitectónica, social e pitoresca… 
Esta breve viagem vai tentar desvendar:
1 - O que caracteriza a caricatura? Exagero, humor, crónica do quotidiano…
2 - O que caracteriza a cidade?
         Arquitectura
         População – Anónima
         Tipos / tradições / costumes / Figurões….
3 - Humores?
         Cidade como alvo
         Cidade como cenografia
         Cidade com seus governantes.

Contando com a vossa presença, atenciosamente
Ernesto José Nazaré Alves Jana (Técnico Superior)
Câmara Municipal de Lisboa
Direção Municipal de Cultura
Departamento de Património Cultural
GEO - Gabinete de Estudos Olisiponenses
Estrada de Benfica, 368  | 1500-100 LISBOA

Sem comentários:

Enviar um comentário