quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

CAMILO BARATA FALECEU dia 2 de janeiro de 2019, no Hospital de Leiria.



Camilo Fialho Barata deixou-nos aos 64 anos.

Pedagogo, homem da cultura, investigador, pensador, escritor, coleccionador, produtor, desenhador, caricaturista, neto e filho de tipógrafo era um dos filhos dilectos de Leiria.

Faleceu hoje, dia 2 de Janeiro, no Hospital de Santo André, em Leiria, onde estava internado, ao final da manhã.
Ao longo de toda a sua vida, Camilo Barata abraçou a vocação da pedagogia e fez da conversa a sua principal ferramenta. Foi professor de Ciências e Matemática e director do Agrupamento de Escolas dos Marrazes (Leiria) e cada sílaba saída da sua boca era sempre uma desculpa para encetar uma nova narrativa sobre as gentes de valor das terras do Lis.
Nasceu em 1954 e costumava dizer que era de Leiria, sendo que, só não nasceu na cidade, por mero acidente. “Nasci na clínica da fábrica da Maceira-Liz, às mãos do doutor Luís Schreider Bandeira. Era um médico importante e a minha geração teve muitos iguais nascidos na Maceira, onde ele era o director da Casa do Pessoal da empresa”, contou ao JORNAL DE LEIRIA em Março de 2014. 
Neto e filho de tipógrafo, as letras, tipos, prensas e tintas faziam parte do seu ADN familiar, desde que António Mendes Barata, o avô, foi escovar vestidos, na tipografia do mestre Trindade, de Leiria. 
“O historiador da imprensa, Américo Cortez Pinto escreveu que o meu pai era um dos cinco melhores compositores tipográficos portugueses vivos”, conta. 
A Tipografia Mendes Barata abriu portas em 1917, na praça Rodrigues Lobo e ali se manteve até meados dos anos 90, quando se mudou para Marrazes, acabando por sucumbir à voracidade dos novos modelos de negócio.
Camilo Barata era tambe, caricaturista tendo estado presente em várias Festas da Caricatura organizadas por Zé Oliveira em Leiria

Foto de Zé Oliveira (Esquerda) autografando um livro para Camilo Barata (à direita)
Caricaturas desenhadas por Camilo em 1992 de Zé Oliveira e Osvaldo Macedo de Sousa





Sem comentários:

Enviar um comentário