Neste jogo de tabuleiro ganha quem conseguir criar uma teia de influências, vencer as eleições e colocar o máximo de dinheiro possível em paraísos fiscais. Chama-se Vem aí a troika! e é a estreia no mercado da portuguesa Tabletip Games, fundada por quatro amigos com uma paixão comum por jogos.
“Tentámos satirizar a sociedade portuguesa. É pelo humor que se pode chegar às pessoas”, conta Pedro Santos, um dos sócios da empresa e professor do Departamento de Matemática no Instituto Superior Técnico. A “acção” passa-se num país chamado Portugalândia e cada jogador representa um “obscuro grupo de interesses que através da manipulação política, social e económica tenta ganhar poder, votos e dinheiro”. “Qualquer semelhança com a realidade é pura coincidência”, ironiza Pedro Santos.
Os quatro sócios investiram dez mil euros na produção do jogo, que conta com as ilustrações de Nuno Saraiva, Vasco Gargalo e Filipe Preto.
“Este jogo pode ser tão provocatório como uma obra de ficção”, diz Pedro Santos. E nesta sátira qualquer um pode levar Portugal à falência.
Sem comentários:
Enviar um comentário